sábado, 24 de dezembro de 2011

Cuidar Cuidando

A primeira relação de afeto do ser humano é a reação de cuidado, sem o qual a vida não sobrevive. É preciso ver além de o senso comum, sonhar e viabilizar alternativas que sustentem a ética do cuidado humano como integrante de um todo maior. É preciso cuidar da vida. Em pleno século XXI, ampliam-se as propostas em torno de uma espiritualidade de reencantamento do mundo moderno. As intenções delineadas neste blog têm como objetivo, provocar um debate reflexivo em torno da fenomenologia do cuidar a serviço da busca de uma qualidade vida que vislumbre cuidar cuidando de nossas crianças e jovens no interior das escolas públicas. Portanto, as intenções delineadas neste blogger têm como objetivo, provocar reflexões em torno da fenomenologia do processo do cuidar a serviço da vida. Além de proporcionar o sentido da condição de “cuidar cuidando do resgate de pessoas que procuram no emocional ou no espiritual resposta e sentidos que superem seus conflitos e os relacionem com o transcende. Em busca de referencias que garantam perspectivas de projetos futuros mais ousados em defesa pela qualidade da vida. Portanto, neste blog, nossa intenção é contribuir é partilhar dúvidas, estimular pesquisas e incentivar a troca de informações usando os diários on-line – softwares on-line – participar de lista de discussão de estudos que tenham como propósito o “cuidado” que é imprescindível ao “Cuidar cuidando sobre o que iremos no oferecer enquanto processo de ensino aprendizagem.CUIDAR:é resgatar o conhecimento que dá sentido a vida” evidenciando o ser humano, enquanto um ser corpóreo e espiritual, que necessita de ser cuidado com arte e sensibilidade para construir suas relações afetivas. Inserindo nesta contextualização diferentes formas de contribuir também na discussão do objeto de estudo do processo ensino aprendizagem do currículo escolar. Incluindo interdisciplinarmente a esse processo ciências e artes como referencias que garantem perspectivas de projetos futuros mais ousados no campo educacional. Sabem-se, pesquisas recentes de excelentes qualidades reconhecem a necessidade de considerar-se, que as pessoas procuram no emocional ou no espiritual resposta e sentidos que superem seus conflitos e os relacionem com o transcende. Nesta perspectiva construiremos coletivamente as concepção e formas de compreender seu conhecimento, cuidando no sentido de ressignificar às diferentes dimensões da vida humana.P para a compreensão desta área fascinante e desafiante do saber,testemunhando que é possível, construir relações saudáveis para que o ser humano encontre um horizonte de sentidos no respeito à diversidade cultura. A interatividade deste blog tem como princípio universal a defesa e o cuidado com a vida do homem no planeta terra. Segundo (Todorov, apud Sacristán), no livro Educar e Conviver na Cultura Global. (1995, p.131,) “o reconhecimento de nosso ser e a confirmação de nosso valor são o oxigênio da existência.”na procura responder aos desafios de uma escola que promova a formação humana de educandos/educadores de forma a ampliar suas experiências sobre a releitura. Seus pressupostos filosóficos são diretamente ligados a vida, sensibilizando para o mistério, refletindo no comportamento humano. É conhecimento que constrói significados, com transposição didática contextualizada. Seu currículo representa a diversidade do multiculturalismo e incorpora em seus conteúdos o estudo da afetividade humana. Portanto, que concepções sobre o cuidar permeiam as nossas práticas? Como articular currículo o cuidar? É reservado tempo e espaço para que as discussões aconteçam nas escolas? Estamos introduzindo aos currículos a construção de uma nova cidadania planetária? Certamente a escola precisa acolher, criticar e colocar em contato diferente saberes e manifestações culturais. Em realidade, para avançarmos nestas questões, faz-se necessário ter clareza sobre a educação que nos orienta e perceber o que está subjacente a elaboração do currículo do ensino religioso. Esclarece Nilma Gomes (2008, p.18), “há uma relação estreita entre o olhar e o trato pedagógico da diversidade e a concepção de educação que informa as práticas educativas”. No nosso lugar de educador, do ponto de vista ético-profissional, é imprescindível que esses conteúdos programáticos se enquadrem nas orientações que assumem o enfoque dado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, ao enfatizarem. Segundo Meneguelli, (1995, p.50) “devemos utilizar práticas pedagógicas que desenvolvam simultaneamente razão, sensação, sentimento e intuição que estimulem a integração intercultural e a visão planetária das coisas, em nome da paz e da unidade do mundo”. A concepção de currículo no Ensino Fundamental deve desenvolver-se na perspectiva de uma educação de valores, amenizando conflitos que determinem a qualidade e a forma de vida do seres humanos. Resta aos homens perceber que, o outro é sempre o diferente, sua vida, sua história e suas manifestações culturais. Além do mais, o olhar que inclui diferenças deve ser amoroso, includente, acolhedor para ao aproximar sentimentos ensejem cuidados com a vida. Além do mais, é preciso perceber, no gesto do educando/educador uma nova concepção de mundo para desmistificar os preconceitos presente na dialogicidade com o diferente. A razão de ser do outro se pauta, da necessidade humana que tem o individuo de explorar suas diferentes ideologias (religiosas, filosóficas, morais e cientificas) em busca de uma interrogação que está a exigir respostas relativas ao mundo empírico. Isso implica no ato de conhecer uma abertura perceptiva a um objeto quando se refere à apreensão de respostas do ser cognitivo. As formas de distribuição de seu conhecimento e, de natureza, espécie e níveis de sua especificidade (sensível, científico, filosófico, teológico e transcendental). A questão é: qual currículo deve ser orientado para a inclusão de todos, ao acesso dos bens culturais disponíveis a serviço da diversidade e do conhecimento? Em que consistem o processo de descontextualizarão e recontextualização do conhecimento escolar?Como podemos nos informar melhor sobre tais processos? O que justifica uma educação do cuidar na escola? Como desenvolver um currículo para inclui a diversidade multicultural? A quem podemos recorrer? Coerente com essa visão, conviver com o diferente e melhorar o mundo, e ter um olhar acolhedor, sobre a especificidade dos direitos de cada tempo geracional de vida, nos processos de socialização de aprendizagem, e de formação humana. Subjacente ao processo de construção do currículo deve está à concepção de ser humano e o papel que se pretende que a escola tenha em seu processo de desenvolvimento. Coerente com essa visão, conviver com o diferente e melhorar o mundo, e ter um olhar acolhedor, sobre a especificidade dos direitos de cada tempo geracional de vida, nos processos de socialização de aprendizagem, e de formação humana. Subjacente ao processo de construção do currículo deve está à concepção de ser humano e o papel que se pretende que a escola tenha em seu processo de desenvolvimento. Um currículo para a formação humana é aquele orientado para a inclusão de todos ao acesso coletivo dos bens culturais. É essencial hoje que cada ser humano procure ressignificar às diferentes concepções e formas de compreender o aprendizado que traga sentido as dimensões da vida humana. Evidenciando o ser humano, enquanto um ser corpóreo e espiritual, que necessita de ser cuidado com sensibilidade para construir suas relações afetivas. De acordo com Elvira Lima (2006, p.17) “seres humanos são diversos em suas experiências culturais, são únicos em suas personalidades e são também diversos em suas formas de ver o mundo, [...]. Na modernidade o cuidado com o outro se configura como um lugar de permanente expansão, onde as novidades se põem e se possibilitam nas diferentes falas sobre o humano, sem excluir o religioso nem dogmatizá-lo.A produção do discurso religioso e o complexo tema da transcendência devem levar em conta, antes de tudo, o que representa na vida da humanidade a diversidade da dimensão religiosa no processo de construção de novas subjetividades.Os desafios contemporâneos exigem um conjunto de olhares múltiplos entre os diferentes discursos sobre o multiculturalismo e a diversidade das tradições religiosas e neste campo tendem a desprender-se de antigos laços.Ampliando-se as possibilidades de redefinições de pertenças, à medida que o sentido da existência concretiza-se por narrativas sobre o que significa viver e de que forma se vive os costumes e culturas do mundo. Assmann destaca (1998, p.29) “a reinvenção e construção personalizada do conhecimento” exigem que os educadores compreendam a conexão entre corporeidade/espiritualidade, processos vitais/processos cognitivos. No homem as crenças na cura pela fé a partir das experiências religiosas, apelam para um significado que se funda e se revela em si, como algo que transcende no mais intimo da consciência humana. Neste contexto, diante do “caos”, o ser humano procura compreender seu mistério, sua origem e sua finitude. Inquietos, buscamos uma saída, uma forma de superação, esperamos que algo ou alguém preenchesse nosso vazio existencial. Do nosso lugar de educador, o conhecimento sobre o cuidar se justifica porque é reflexivo, questionador, instigante, e está em movimento dinâmico e constante com os processos e ações da história. Trata-se de resignificar profundas transformações, que se façam no panorama educacional e dar novo sentido as experiências concretas dos educandos, sensibilizando-os para cuidar/cuidando do que lhes dar sentido a vida.
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