terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

                RESUMO do livro PEDAGOGIA DA AUTONOMIA. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2000 ...


                                           PEDAGOGIA DA AUTONOMIA


                     A obra,intitulada Pedagogia da Autonomia constitui uma visão ampla sobre a concepção de Paulo Freire sobre os saberes necessários à Prática Educativa dentro da Antropologia da Educação.Neste sentido,o autor analisa o cotidiano do professor da sala de aula e fora dela,da educação fundamental a pos-graduação.a obra de Freire se desdobra em partes destacadas:na primeira:Não há docencia sem discencia;na segunda parte:ensinar não é transferir conhecimentos;e na terceira parte:Ensinar é uma especificidade humana.Ensinar exige risco,aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de descriminação,ensinar exige que caia por terra qualquer resquicio do velho e desgraçado ditado ---"faça o que eu digo,mas não faça o que eu faço"pois aquilo que o professor ensina na sala de aula ele seja o primeiro a dar o exemplo;ensinar exige criticidade e ética.Ensinar exige pesquisa;ensinar exige humildade e tolerancia;ensinar exige segurança do que se fala,competencia profissional e generosidade;ensinar exige compreender que a educação e uma forma  de intervenção no mundo.Ensinar exige liberdade e autoridade;ensinar exige querer bem aos educandos,e disponibilidade para o diálogo.Ensinar exige saber escutar.Ensinar exige do professor,acima de tudo,bom senso e comprometimento.Bom senso é saber que o educador deve respeito à autonomia,à dignidade,à identidade do educando,e ser coerente com este saber na prática.ser professor é mais do que ensinar formulas e tecnicas,é também,formar.Isto nós constatamos quando refletimos sobre três pontos importantes que são:"Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando",qualquer descriminação é imoral e lutar contra ela é uma dever por mais que se reconheça a força dos condicionamentos a enfrentar".Ensinar exige humildade,tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores",resposta que se deve dar à ofensa a educação é a luta politica,consciente,critica e organizada contra os ofensores.
           Neste sentido,para colaborar como professor é preciso ser um aventureiro responsável,predisposto à mudança,à aceitação do diferente.Ensinar é uma ESPECIFICIDADE HUMANA.No último capitulo do seu livro, Freire mostra a necessidade de segurança,do conhecimento e da generosidade do educador para que tenha competencia,autoridade e liberdade na condução de suas aulas.Isto seria a autoridade democratica,não apenas "no silencio dos silenciados,mas no alvoroço dos inquietos"(FREIRE,1996,p.93).Mas acima de tudo,como algo inerente á própria natureza pedagógica na esperança que desperta o ensino dos conteúdos,implicando um testemunho ético,em que a liberdade deve ser vivida na politicidade a autoridade da educação.O sonho de Freire é que a educação possa liberta o educando do "fatalismo" do destino.Paulo Freire foi e era progressista e contrário ao discurso do "não tem jeito".

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